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DUAS RODAS
DUAS RODAS
- Mola: A função da mola é suportar o peso do carro e adaptar o rolamento às irregularidades do terreno, isolando os ocupantes deles.
- Amortecedor; sua função é atenuar as oscilações da mola. Se estiver em más condições, ocorrem saltos indesejados e instabilidade.
- Triângulo de suspensão; sua função é unir a roda ao chassi e permitir seu movimento vertical.
- Barra estabilizadora; sua função é diminuir a inclinação do corpo nas curvas.
- Suspensão de bloco silencioso; sua função é unir elasticamente o triângulo de suspensão ao chassi.
- A rótula de suspensão é uma das peças que permite a movimentação de todo o conjunto anterior.
- Que a capacidade de travagem diminui devido à perda de contato com a estrada. Também é possível que o carro derrape para um lado durante a frenagem, o que pode ser outro sinal de que os amortecedores precisam ser substituídos, pois os pneus não suportam por igual.
- Desgaste anormal do pneu, na forma de zonas de desgaste irregulares em sua banda de rodagem. Isso ocorre porque o amortecedor não é capaz de conter os movimentos da mola e o pneu salta na estrada, se for irregular
- Vazamentos de óleo percebidos na parte externa do amortecedor.
- Desgaste irregular dos pneus, com alinhamento correto da direção.
- Má aderência nas curvas e instabilidade da direção do percurso.
- Desvio da direção da rota devido ao vento cruzado.
- Salto excessivo, depois de ter superado buracos pronunciados.
- Distâncias de travagem superiores às habituais (sensação de insegurança ao travar).
- Descida pronunciada do "nariz" do carro sob forte frenagem.
- Revisão: a cada 20.000 km.
- Substituição: a cada 80.000 km (embora dependendo do modelo do carro possa variar)
- Se os amortecedores não forem trocados após 100.000 km, isso pode representar um risco à segurança.
- Não se esqueça que os amortecedores são um elemento fundamental do seu veículo. Certifique-se de que estão a funcionar corretamente em todos os momentos. Alguns amortecedores em mau estado podem causar alongamento da distância de travagem, instabilidade na direção, aquaplanagem, fadiga do motorista em viagens longas e desgaste de outros elementos do veículo.
- Devemos verificar os amortecedores e o sistema de suspensão a cada 20.000 km, principalmente se detectarmos comportamentos estranhos no veículo.
- Reduzir a velocidade para superar grandes obstáculos na estrada (valas de trabalho, lombadas,...) ajuda o sistema a funcionar corretamente e evita ter que trocá-lo tão rapidamente. Se tivermos um carro muito carregado, devemos diminuir a velocidade e tentar equilibrar a carga.
- Não se esqueça de verificar frequentemente o desgaste dos pneus em ambos os eixos, pois o desgaste irregular pode indicar que temos os amortecedores em mau estado e que é necessário trocá-los.
InteriorQuando devo trocar os amortecedores? Conselhos e check-ups periódicos para detectar o desgaste dos amortecedores do seu carro
Amortecedores: para que serve e porque trocá-los?
Um em cada dois carros circula com amortecedores gastos, mas muitas vezes os proprietários desses carros não entendem o risco que essa situação origina. A suspensão do carro continua a ser aquela grande incógnita e muitos de nós continuamos a considerá-la como um elemento secundário, menos importante do que os pneus ou travões e que simplesmente estão ali “para o carro não virar”. No entanto, os amortecedores são muito mais do que isso.
Os amortecedores são a chave para a suspensão do carro. Eles mantêm os pneus em contato com a estrada e controlam e regulam todos os movimentos que o veículo pode sofrer. Portanto, a sua importância é de extrema relevância, pois determinam todo o comportamento do carro em marchas, acelerações, travagens, curvas, buracos, etc. Por isso, é fundamental que você saiba para que servem os amortecedores, quando trocá-los e o preço da sua substituição
O que é um amortecedor e para que serve?
Os amortecedores são um elemento mecânico, cuja função fundamental é garantir o correto contato entre os pneus e o solo. O facto de esta função ser cumprida na perfeição garante uma resposta eficaz do automóvel em situações extremas: buracos, lombadas, curvas, travagens, vento cruzado.
Eles são o principal elemento do sistema de suspensão de um carro e trabalham em conjunto com a mola de suspensão para reduzir o choque, evitar saltos e equilibrar o veículo durante a condução
Se os amortecedores estiverem em bom estado, você otimiza a eficiência com que o peso do carro e a força do motor são transmitidos ao solo. Consequentemente, a segurança e o conforto dos ocupantes do carro são melhorados.
Mas para que servem os amortecedores? Os amortecedores são um elemento de conforto e segurança. Por um lado, facilitam a condução ao evitar que o condutor e os passageiros sofram com os movimentos do automóvel e até mesmo sintam tonturas.
Mas, além disso, permitem o controle correto do veículo, tornando-o aderente à estrada, de modo que a função dos amortecedores é dupla.
Além disso, é importante que você saiba que todas as peças que unem o amortecedor ao chassi estão sujeitas a desgaste, com aparência de folga. Isso causa imprecisão na direção e ruído e batidas. Essas folgas devem ser inspecionadas periodicamente por profissionais.
Tudo isso explica por que os fabricantes recomendam verificar os amortecedores toda vez que o veículo é reparado.
Quais são as peças de ligação do amortecedor ao chassis?
Como mencionamos anteriormente, todos esses órgãos podem fazer com que os amortecedores do seu veículo se desgastem mais rapidamente. Estes são os órgãos que compõem esta união e suas principais funções:
O que é sistema de suspensão?
O sistema de suspensão consiste no conjunto entre a mola e o amortecedor. A função da mola é suportar o peso do carro e manter uma altura de rodagem, comprimindo e esticando a partir de sua posição de descanso.
O amortecedor é responsável por controlar seu movimento. Desta forma, o carro ficará estável e dificilmente perceberemos as irregularidades da estrada.
Em alguns carros, principalmente na suspensão traseira, a função da mola é substituída pela torção de uma barra de metal. É a chamada barra de torção, que funcionará em
conjunto com um amortecedor. A suspensão suporta o peso do carro e está em movimento sempre que o carro está em movimento
Quais os melhores amortecedores para carros?
O tipo de fluido responsável pela atenuação do movimento é o que faz a diferença entre os amortecedores a gás e a óleo. Os amortecedores a gás também possuem óleo, mas suas câmaras, além de conter ar, possuem gás nitrogênio, que facilita o retorno do fluido para as câmaras, fazendo com que o contato do pneu com o solo seja mais rápido.
Amortecedores a gás
Esses amortecedores têm uma vantagem sobre os amortecedores a óleo, pois melhoram a aderência do pneu no asfalto e são mais duráveis porque o nitrogênio pode trabalhar em baixas temperaturas e isso reduz a degradação do óleo devido ao calor.
Perfeito para terrenos acidentados, pois, graças ao gás nitrogênio, o óleo retorna mais rapidamente às câmaras, proporcionando maior aderência às quatro rodas, mesmo em situações extremas.
Os amortecedores a gás são mais rígidos, por isso fazem com que os solavancos pareçam mais dentro do veículo.
Amortecedores a óleo ou hidráulicos
Esses choques funcionam através do óleo e através de duas câmaras de ar que movem o óleo de uma câmara para outra.
Os amortecedores de óleo não são tão rígidos, proporcionando assim uma condução mais confortável e suave, absorvendo melhor o choque em caso de buracos. Mas, por outro lado, eles não são tão eficientes ou duráveis, então a manutenção dos amortecedores terá que ser feita com mais frequência.
Manutenção do amortecedor
Os amortecedores são essenciais para uma direção segura e, portanto, requerem manutenção regular. Se você deseja verificar rapidamente o estado de sua suspensão, existem alguns sinais que podem indicar que é hora de trocar seus amortecedores:
Deve verificar os amortecedores e o sistema de suspensão a cada 20.000 km, principalmente se detectar esse tipo de comportamento estranho no veículo. Lembre-se que na Feu Vert você conta com profissionais qualificados que podem ajudar e aconselhar em tudo relacionado com o sistema de suspensão do seu carro.
Quando devo trocar os amortecedores?
Os amortecedores são substituídos, em média, entre 70.000 km e 150.000 km, dependendo das recomendações técnicas do fabricante (pode consultar a ficha técnica do automóvel).
Porém, dependendo do tipo de condução e do ambiente, o desgaste pode ser maior para um mesmo carro. A título indicativo, a utilização urbana do automóvel desgasta os amortecedores mais rapidamente do que a utilização em estrada ou autoestrada, pelo que é mais um fator a ter em conta na hora de efetuar a manutenção dos amortecedores. De qualquer forma, se você solicitar uma verificação do seu veículo, o técnico recomendará se é necessário trocar os amortecedores ou não.
Com a troca dos amortecedores você pode melhorar a suspensão do seu carro e dirigir com mais segurança. Para a melhoria da suspensão ou a troca de amortecedores colocamos à sua disposição os melhores especialistas em Feu Vert.
TROQUE OS SEUS AMORTECEDORES TRASEIROSTROQUE OS SEUS AMORTECEDORESSinais de desgaste dos amortecedores e no sistema de suspensão
Os principais sintomas que podem ajudar a identificar o desgaste dos amortecedores ou do sistema de suspensão são:
Se sentir algum destes sintomas, dirija-se à oficina Feu Vert mais próxima e solicite uma verificação da suspensão ou do sistema de amortecedores.
Qual é o período de manutenção dos amortecedores?
Se você detectou que seus amortecedores podem não estar em boas condições, talvez seja hora de trocá-los. Mas, de qualquer forma, fabricantes e especialistas recomendam substituí-los periodicamente.
Os períodos de manutenção e substituição dos amortecedores recomendados são:
Qual é o preço para trocar os amortecedores?
Na Feu Vert tratamos de mudar os amortecedores do seu carro com precisão e segurança para si e para o seu carro, embora o preço possa variar dependendo do modelo do seu carro e nível de serviço.
O preço da troca de amortecedores na Feu Vert varia de acordo com o serviço. Temos um serviço premium de montagem de amortecedores tanto traseiros por 180€, como dianteiros (215€). Ambos os serviços de substituição de amortecedores são completos (peças, montagem e alinhamento no preço dos dianteiros), com peças de qualidade equivalentes às originais e diagnóstico de segurança de 9 pontos.
Claro, que pode também entrar em contato com o centro Feu Vert mais próximo ou ligar e nós damos um orçamento personalizado, incluindo peças e montagem.
Na Feu Vert você encontra amortecedores da melhor qualidade e marcas. Os nossos especialistas irão aconselhá-lo para que a substituição dos amortecedores do seu automóvel seja rápida, 100% eficaz e ao melhor preço.
Marque a sua revisãoDescubra os nossos serviçosManutenção do sistema de suspensãoConselhos dos especialistas da Feu Vert sobre amortecedores
Como sempre, os nossos especialistas estão atentos para que suas viagens sejam confortáveis e seguras. Para fazer isso, da Feu Vert, recomendamos que você siga os seguintes conselhos sobre os seus amortecedores:
Agora você sabe tudo o que há para saber sobre amortecedores. Vimos o que são os amortecedores, para que servem e como saber quando trocá-los, mas o mais importante é que você verifique regularmente o estado dos seus amortecedores.
Lembre-se de que pode representar um perigo para você e para os outros condutores. Se precisar, não hesite em procurar o centro Feu Vert mais próximo ou entre em contato connosco!
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