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DUAS RODAS
DUAS RODAS
Pedal de travão: permite ao condutor iniciar o processo de travagem. A pressão exercida no pedal é crucial para ativar todo o sistema de travagem.
Cilindro mestre: converte a força do pedal de travão em pressão hidráulica. É um componente vital que assegura a distribuição uniforme da força para todas as rodas.
Servofreio: aumenta a força aplicada pelo condutor, facilitando a travagem com menos esforço no pedal.
Líquido de travões: transmite a pressão hidráulica aos componentes de fricção. Deve ser de alta qualidade (como líquido de travões Bosch DOT 4 ou superior) para garantir um desempenho consistente.
Discos e tambores de travão: superfícies contra as quais as pastilhas e calços pressionam para gerar fricção.
Pastilhas e calços de travão: elementos de fricção que desaceleram o veículo. As pastilhas são usadas em travões de disco, enquanto os calços são utilizados em travões de tambor.
Canalizações e tubagens: conduzem o líquido de travões aos diversos componentes, garantindo que a pressão seja distribuída de maneira uniforme.
Repartidor do travão: distribui a pressão do líquido de travões equilibradamente entre as rodas dianteiras e traseiras, ajustando conforme a carga do veículo para evitar travagens desiguais.
- Travões de disco: consistem num disco de travão que gira com a roda e uma pinça que aloja as pastilhas de travão. Quando o pedal é pressionado, as pastilhas são empurradas contra o disco, reduzindo a velocidade do veículo através da fricção. Os travões de disco são amplamente utilizados devido à sua eficiência e capacidade de dissipar calor rapidamente, reduzindo o risco de superaquecimento e falha de travagem.
- Travões de disco traseiros: funcionam de maneira semelhante aos travões de disco dianteiros. São conhecidos pela sua capacidade de proporcionar uma travagem consistente e eficaz, mesmo sob condições severas.
- Travões de tambor traseiros: composto por calços, cilindros e tambor. A pressão do líquido de travões faz com que os cilindros empurrem os calços contra o tambor, reduzindo a velocidade da roda. Embora os travões de tambor sejam menos eficientes na dissipação de calor comparados aos travões de disco, eles ainda são amplamente utilizados em muitos veículos devido à sua durabilidade e menor custo de fabricação.
InteriorSistema de travagem do seu carro: funcionamento e componentes
O que é um sistema de travagem?
Um sistema de travagem é um conjunto de componentes e mecanismos que trabalham em conjunto para desacelerar e parar um veículo de maneira segura. Este sistema é essencial para garantir a segurança dos ocupantes do veículo e dos outros utilizadores da estrada.
A eficácia do sistema de travagem pode variar dependendo do tipo de sistema e da manutenção regular.
Como funciona o sistema de travagem?
O funcionamento do sistema de travagem é baseado na conversão de energia cinética em calor através da fricção. Quando o condutor pressiona o pedal do travão, a força é transmitida ao cilindro mestre (ou bomba de travagem) que impulsiona o líquido de travões pelos tubos. Este líquido, por sua vez, aplica pressão nos elementos de fricção, como as pastilhas e os calços, resultando na desaceleração ou paragem do veículo.
Nos sistemas de travagem modernos, o líquido de travões desempenha um papel fundamental ao transmitir a força aplicada pelo condutor aos travões das rodas. Através do cilindro mestre, a pressão hidráulica é distribuída de maneira uniforme pelos tubos e canalizações até chegar às pinças (nos travões de disco) ou aos cilindros (nos travões de tambor). A fricção gerada entre as pastilhas e os discos ou entre os calços e os tambores é responsável pela desaceleração do veículo.
Quais são os componentes do sistema de travagem?
Os principais componentes do sistema de travagem incluem:
Quais são os tipos de sistema de travagem?
Existem vários tipos de sistemas de travagem utilizados nos automóveis, cada um com as suas características e aplicações específicas:
Sistema de Travagem Mecânico
O sistema de travagem mecânico utiliza cabos e alavancas para transmitir a força do pedal de travão diretamente aos componentes de fricção. Este tipo de sistema é mais comum em bicicletas e veículos antigos. Nos automóveis modernos, o sistema mecânico é muitas vezes utilizado como travão de mão ou travão de estacionamento, onde a simplicidade e a fiabilidade mecânica são vantajosas.
Sistema de Travagem Hidráulico
O sistema de travagem hidráulico é o mais comum nos veículos modernos. Este sistema utiliza o líquido de travões para transmitir a pressão do pedal aos travões de disco ou tambor. A principal vantagem do sistema hidráulico é a sua capacidade de distribuir a força de travagem de maneira uniforme e eficiente, independentemente das condições de condução. Este sistema é essencial para veículos de todos os tamanhos, desde carros de passeio a camiões pesados
Sistema de Travagem ABS
O sistema de travagem ABS (Anti-lock Braking System) previne o bloqueio das rodas durante uma travagem brusca. Utiliza sensores e uma unidade de controlo para modular a pressão do líquido de travões, mantendo a tração e estabilidade do veículo. O ABS é particularmente eficaz em superfícies escorregadias, como estradas molhadas ou geladas, onde a travagem convencional pode resultar em derrapagens. Este sistema melhora significativamente a segurança ao permitir que o condutor mantenha o controlo direcional durante uma travagem de emergência.
Quais os tipos de travões existem?
Os tipos de travões podem ser categorizados com base na sua localização e design:
Tipos de travões dianteiros
O sistema de travões dianteiro é composto por:
Tipos de travões traseiros
Existem dois tipos neste caso:
Qual a importância do sistema de travagem?
A importância do sistema de travagem não pode ser subestimada. Ele é crucial para a segurança do veículo e dos seus ocupantes, permitindo que o condutor reduza a velocidade ou pare o veículo em situações de emergência. Um sistema de travagem eficiente é vital para evitar colisões e outros acidentes de trânsito. Além disso,
um sistema de travagem bem mantido ajuda a prolongar a vida útil de outros componentes do veículo, como os pneus e a suspensão, reduzindo custos de manutenção a longo prazo.
A manutenção regular do sistema de travagem é essencial para garantir o seu funcionamento eficiente. Recomenda-se verificar periodicamente o seu nível e caso tenha que trocar, nas nossas oficinas contamos com um serviço de mudança de líquido de travões. No entanto, também é importante inspecionar as pastilhas e discos de travão quanto ao desgaste, e assegurar que não há vazamentos nas canalizações e tubagens. Utilizar componentes de alta qualidade, como o líquido de travões DOT 4 ou superior, é igualmente importante para assegurar o melhor desempenho do seu sistema de travagem.
Além disso, a realização de inspeções periódicas por um especialista pode identificar problemas que podem não ser visíveis ao condutor, como desgaste interno dos componentes ou falhas no servofreio.
Devido à enorme importância que tem o sistema de travagem na segurança e funcionamento do seu veículo, controle regularmente o seu estado numa oficina Feu Vert.
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